O conceito de “Amazônia Azul”

SEMINÁRIO DIVULGA O CONCEITO DE AMAZÔNIA AZUL

Seminário sobre a Amazônia Azul na Escola Naval

A Marinha do Brasil promoveu nos dias 14 e 15 de outubro, no auditório da Escola Naval, no Rio de Janeiro (RJ) um seminário sobre o conceito de Amazônia Azul. A “Amazônia azul”, uma delimitação geográfica e estratégica estabelecida pela extensa faixa litorânea, é também um conceito que ainda deverá ser enfatizado por demais ao povo brasileiro em geral, a fim de que tenhamos uma noção exata da sua importância para o país.

Delimitado pelas extensas marcações geográficas de norte a sul e pelas águas sobrepostas à plataforma continental, a Amazônia Azul abarca também riquezas encobertas pelas profundidades abissais que vão além desse limite estabelecido em acordos internacionais por meio dos quais legitimamos a soberania no mar.

A Marinha do Brasil participa nas pesquisas, através da DHN e seu programa de levantamento da plataforma continental (LEPLAC), indispensável para o subsídio às autoridades brasileiras, para que alcancem a compreensão da importância da Amazônia Azul para o Brasil.

Ex-comandante da Marinha Almirante J. Cesar profere palestra

O Poder Marítimo Nacional é de grande relevância não apenas pelo valor da Amazônia Azul, mas também porque nele se expressa a mentalidade marítima do povo, coisa que temos o dever de fomentar para a conscientização sobre a importância desse tema.           Atualmente tem sido reconhecido o papel da Marinha na medida em que aspiramos à construção de uma realidade diferente cuja proposta está intrinsecamente vinculada à participação dos nossos militares nas ações concretas já feitas para o desenvolvimento nacional.

Por intermédio da educação e da disseminação das informações necessárias o conceito de Soberania Nacional e de Amazônia Azul estão bem mais próximos das mentes curiosas dos alunos, pois na imprensa em geral o tema está presente.

Palestra chama a atenção sobre o tema Amazônia Azul:platéia atenta.

Com as descobertas de petróleo no litoral sudeste, ele tem suscitado muitas discussões e debates até então não vistos.

Assim, o desenvolvimento de uma mentalidade marítima brasileira começa com a consciência que o Brasil tem sobre os assuntos da Marinha do Brasil, entre os quais, certamente, o da importância da Amazônia Azul, dentro e fora das nossas fileiras para que, enfim, alcancemos uma Mentalidade Marítima e um Poder Naval indispensável a toda grande nação.

 

About these ads

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s